jornal e real ( 1 )
Em edifício de apartamentos
Queda de placa de cimento mata trabalhador da construção civil em Baião
14.04.2007 - 21h35 Lusa
Um trabalhador da construção civil morreu hoje em Baião, distrito do Porto, quando uma placa de cimento abateu num edifício de apartamentos em construção, disse fonte dos bombeiros.
Além da vítima mortal, um homem de 50 anos, que residia em Macieira, Lousada, ficou ainda ferido ligeiramente mais um trabalhador, que teve alta depois de assistido no centro de saúde local.
Segundo o comandante dos bombeiros de Baião, José Costa, o acidente ocorreu hoje à tarde na localidade de Portela do Gove, numa obra que estava a ser realizada por uma empresa de construção civil do Marco de Canaveses.
A fonte disse que uma placa de cimento da obra em construção caiu e arrastou dois trabalhadores.
Outros seis operários que trabalhavam no mesmo edifício nada sofreram.
Os bombeiros de Baião retiraram o trabalhador dos escombros e transportaram-no para o centro de saúde onde uma equipa médica do INEM fez várias tentativas de reanimação.
Devido às múltiplas lesões, o operário acabou por falecer.
Um helicóptero do INEM, que foi chamado para transportar o trabalhador para o hospital de S. João, no Porto, não chegou a ser utilizado.
__________________________________________________
Estudo científico publicado esta semana
Proximidade de espaços verdes e supermercados reduz risco de excesso de peso
terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007
Por: Rita Sousa
Viver nas proximidades de um espaço verde ou de um supermercado reduz o risco de excesso de peso e exerce uma influência positiva na actividade física e alimentar das crianças e jovens, revela um recente estudo da Faculdade de Medicina de Indiana, em parceria com a Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos.
Os especialistas verificaram que o aumento dos espaços verdes está directamente relacionado com a diminuição do risco de excesso de peso nas crianças e jovens que vivem em locais de densidade populacional elevada. Nas áreas suburbanas esta realidade é mais significativa nas crianças e jovens que vivem perto de um supermercado, aponta este estudo que contou com a observação de 7 mil crianças e jovens americanos de idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos.
“A batalha contra a obesidade infantil está perdida se recorrermos apenas a dietas e ao exercício físico. Parece evidente a interacção existente entre o ambiente e o peso”, afirma Gilbert Liu, professor assistente de pediatria na Faculdade de Medicina de Indiana e principal investigador deste estudo que aparecerá na edição de Março/Abril da revista científica American Journal of Health Promotion. O especialista apela e encoraja as organizações e as comunidades locais a desenvolverem infra-estruturas, nos locais habitados por crianças e jovens, que garantam a actividade física e a escolha plena de uma alimentação saudável.
__________________________________________________
Como se previne a obesidade infanto-juvenil?
A prevenção da obesidade infanto-juvenil só é possível com uma abordagem multidisciplinar, com intervenção ao nível da família, escola e comunidade, reformulação dos cuidados de saúde, alterações ao nível do urbanismo e desenvolvimento de novas leis e regras para o marketing alimentar para crianças.
__________________________________________________
Concelho da Guarda
Queda de granizo provocou acidente com sete viaturas na A23
28.04.2007 - 15h44 Lusa
A queda de granizo provocou hoje um acidente com sete viaturas na A23, no concelho da Guarda, que provocou outros tantos feridos ligeiros, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro.
O acidente ocorreu cerca do meio-dia, ao quilómetro 194, a seguir ao cruzamento da Benespera, no sentido Guarda-Castelo Branco, adiantou a mesma fonte.
No local estiveram as corporações de bombeiros da Guarda, Gonçalo e Belmonte, com 16 homens e sete viaturas.
A queda de granizo provocou ainda outro despiste de uma viatura ligeira na A23, do qual não resultaram feridos.
__________________________________________________
Uma avó deu à luz esta semana ao próprio neto no Rio de Janeiro, revelou hoje o jornal , citado pela Lusa.
De acordo com a reportagem, a recepcionista Marly de Oliveira, de 42 anos, num «gesto de muito amor», ofereceu-se para a gestação do neto, já que a filha, Tatiana Fernandes, de 24 anos, nasceu sem útero.
Segundo o ginecologista Paulo Gallo de Sá, o bebé nasceu «absolutamente saudável» com 50 centímetros e 3,1 quilos na última quinta-feira.
Na opinião do médico, o caso de final feliz pode servir como inspiração para outras mulheres.
__________________________________________________
para mais noticias
jornal e real ( 2 e 3 )
|